Consulta em equipa

É comum na Medicina – e em particular na Psiquiatria – os doentes e a família terem dúvidas ou questionarem a avaliação feita pelo médico. Por outro lado, embora seja difícil para muitos admitir, é normal os médicos terem dúvidas no diagnóstico e incerteza sobre o melhor plano a seguir.

Por isso, nos centros de excelência é habitual e recomendável que, pelo menos numa ocasião, todos os doentes sejam observados por vários membros da equipa em simultâneo. Tal permite aumentar a qualidade da avaliação, elevando o grau de certeza no diagnóstico, diminuindo o risco de erro médico e dando solidez ao plano terapêutico – incluindo medicação, psicoterapia ou mesmo intervenção social. Adicionalmente, com um conhecimento alargado do caso por toda a equipa, é possível assegurar a continuidade do tratamento mesmo numa situação em que o médico/psicólogo habitual se encontre indisponível.

Contudo, estas boas práticas não são uso corrente em todos os serviços públicos (por restrições financeiras e de tempo) e ainda o são menos nos consultórios particulares.

Além de acompanhamento individual, oferecemos a possibilidade de uma avaliação em equipa, realizada com pelo menos dois psiquiatras que se propõem a reflectir, discutir e decidir o melhor plano de intervenção para o seu caso, ao longo de todo o processo clínico.

Não deixe que as suas dúvidas o impeçam de obter o tratamento apropriado ou, pelo menos, consultar uma segunda opinião.

Related Posts